Coordenador de PCM Mineração

Local: Carajás (Parauapebas)/PA

Experiência: Coordenação / Supervisão

Tipo de Contratação CLT

Publicada em: 07/05/2020

Clave Consultoria, especializada em mapeamento de pessoas, assessora uma Multinacional de grande porte na busca por profissional para assumir a posição de Coordenador de PCM Mineração

Local: Carajás - PA. 

PRINCIPAIS ATIVIDADES:

  • Negociar, juntamente com a área de planejamento e gestão, a programação anual, grandes paradas e demais manutenções de execução com a programação da operação;
  • Elaborar/ revisar as estratégias de manutenção dos equipamentos de mina, infraestrutura e usina, em conjunto com a área de engenharia da manutenção;
  • Elaborar, revisar e acompanhar a execução do plano estratégico da manutenção (planejamento de médio e longo prazo) fazendo interface com a engenharia de manutenção, áreas executivas e almoxarifado;
  • Acompanhamento da evolução dos gastos de manutenção através do acompanhamento dos principais indicadores de custos;
  • Coordenar/participar de grupos de trabalhos para solucionar problemas crônicos em equipamentos de mina, infraestrutura e usina;
  • Coordenar as auditorias internas dos processos de manutenção visando à elaboração do IEM (índice de excelência de manutenção);
  • Alocar recursos humanos e materiais na execução das atividades de manutenção preventiva e corretivas programadas;
  • Garantir, em casos de paradas corretivas, recursos necessários para um atendimento rápido e coordenado, a fim de restabelecer prontamente o funcionamento das plantas;
  • Garantir a aderência da equipe ao sistema de gestão da manutenção (SGM) através de orientação e monitoramento;•Garantir adequado levantamento de perfil de perdas e laudos vibracionais;
  • Garantir que a programação de curto prazo esteja sendo cumprida em sua área de atuação;
  • Garantir evolução contínua nos processos através da identificação de melhorias no sistema informatizado da manutenção;
  • Analisar e elaborar, juntamente com a equipe, planos de ação para a correção de desvios dos processos de manutenção;
  • Assegurar a qualidade dos serviços contratados através da fiscalização do cumprimento dos itens de contrato nas áreas de atuação;
  • Elaborar o planejamento estratégico das áreas de execução, fazendo interface com a engenharia de manutenção das áreas, áreas executivas e almoxarifado;
  • Elaborar mapa de 52 semanas das áreas de execução, definindo escopo de atividades, calendários, duração e tolerância das atividades;
  • Fazer interface com as áreas de planejamento e operação de mina / usina, PCM (planejamento e controle de manutenção) de outras áreas, suprimentos, gestão de estoques e recursos humanos;
  • Formar tecnicamente a equipe através de treinamento, orientação e acompanhamento constantes, bem como desenvolver potenciais sucessores;
  • Acompanhar, analisar, elaborar e disponibilizar indicadores de gestão da área de atuação, tais como: back log, tempo médio entre falhas, fator de planejamento e fator de cumprimento de programação, entre outros;
  • Elaborar e acompanhar a execução orçamentária da área de atuação, a fim de dar suporte à gerência;
  • Realizar gestão do quadro de pessoal através de ferramentas disponíveis, tais como: PDE (Plano Desenvolvimento do Empregado), PN10 (Profissional Nota Dez), feedback e controle de ponto;
  • Assegurar o cumprimento das normas de segurança da empresa na área de atuação, alinhadas com as políticas de segurança, saúde ocupacional, meio ambiente e qualidade; 
  • Garantir adesão da equipe de manutenção às propostas da empresa, especialmente nos períodos de acordo coletivo;
  • Garantir a unidade da equipe através do monitoramento e gerenciamento do clima organizacional;
  • Disseminar informações corporativas pela equipe tais como: movimentação de pessoas pelas áreas, fusões e aquisições, entre outras;
  • Estar alinhado com o código de ética da companhia, transmitindo os valores à equipe.

PRÉ-REQUISITOS:

  • Sólido conhecimento e experiência em PCM e manutenção de equipamentos de mina;
  • Conhecimento em planejamento estratégico, gestão orçamentária de custeio e investimento;
  • Experiência consolidada em gestão de pessoas;
  • Conhecimento em sistema ERP SAP;
  • Formação: Engenharia Mecânica ou Elétrica, se Engenheira de Produção com Especialização em Manutenção.

Compartilhe:

Twitter Facebook LinkedIn